Blog

HUMAITÁ | Casas Pré-fabricadas / Casas de madeira  / Soluções simples para isolamento em casas de madeira
isolamento-teto

Soluções simples para isolamento em casas de madeira

Confira aqui algumas dicas e faça você mesmo isolamento da sua casa com material reciclado

Além do frio durantes as noites, passamos por outros problemas como infiltração da chuva, degradando nossos pertences.
Uma solução simples, inteligente e á favor do meio ambiente, pois se trata de um material reciclável, são materiais como caixa de leite, que possuem no interior uma camada de alumínio, sendo um bom condutor de calor.

Entenda o processo

O calor é uma energia transitada, quando colocado dois objetos com temperaturas diferentes em contato, a lei da termodinâmica garante, com o passar do tempo, que a energia interna do objeto passe para a menor temperatura. Essa transferência chamanos de calor ou energia térmica.

Em uma casa de madeira, a temperatura ocorre mais internamente do que fora. A madeira e o papel são isolantes térmicos, ou seja, não transmitem bem o calor, porém com a ajuda do alumínio, bem maior, pois se trata de um material de bom condutor térmico.

Como usar de forma adequada

Na parte interna das caixas, como exemplo a caixa de leite, existem duas camadas de plástico, essa parte pode ser colocada para fora da casa, ajudando a proteger da chuva.

Em dias de sol, ocorre a radiação solar que incide sobre a parte de alumínio, conduzindo bem o calor e aquecendo a casa.
Em dias de frio é diferente, o calor de dentro da casa, não é transferido para fora, pois a energia se limita pela parte de papel, não permitindo que seja transferido para fora.

Isolamento SimplesIsolamento SimplesIsolamento Simples

Fotos: Canal do Educador

As caixas de leite são formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão, por isso isolando todo o teto do ambiente escolhido com essas caixas, chega-se a um calor refletido de 95%. A dica é coletar o maior número possível de caixas de leite, lavando e secando e posteriormente cortando o fundo e abrindo a lateral. Depois junte-as com ajuda de um grampeador.

Por exemplo, com doze caixas de leite dá para se chegar a uma chapa de 1m2.
Assim elas podem ser reutilizadas no futuro, transformando várias vidas e tendo a responsabilidade com o meio ambiente.

HUMAITÁ